31 de ago. de 2010

Salt


Apesar do clichê da Guerra Fria e espionagem, Salt até que não cai na mesmice, embora a história seja praticamente igual a qualquer outra sobre o mesmo tema. Um ponto legal de Salt é mostrar realmente o quanto um espião pode ser falso. Passamos grande parte do filme sem saber realmente quem é Salt, pergunta essa dirigida aos espectadores logo no cartaz do filme e, posso garantir, é essa pergunta que sustenta todo o filme.


Uma oficial da CIA é acusada de ser espiã da Rússia e precisa fazer de tudo para provar sua inocência.

Devo admitir que tive realmente vontade de ver Salt e fiquei feliz de não ficar desapontado com o filme depois de terminá-lo. Jolie estrela este filme com um quê de Sra. Smith (Sr. e Sra. Smith), mas além disso prova que consegue sustentar sozinha um filme intrigante e que prende a atenção da platéia. Como já disse anteriormente, a história do filme é um clichê do começo ao fim, ou seja, Guerra Fria. Apesar disso, essa eterna briga de cão é gato entre os EUA e a Rússia é trazida para o século XXI, mostrando, pelo menos no filme, que os fantasmas que assombraram o mundo entre o final da Segunda Guerra e a década de 80 ainda estão assombrando por aí.


Acho que o público já está cansado dessa mesma história. Se um velho tema, como alienígenas, espionagem ou zumbis por exemplo, não for trabalhado de forma inovadora, é desastre na certa. Uma prova disso é Distrito 9, que embora usasse um tema já conhecido, traz um enredo inovador, mostrando os aliens como refugiados e não como ameaça. Acredito que Salt trabalha bem essa "inovação" mostrando os dois lados da "guerra", além de trabalhar o psicológico do espectador, fazendo-o se perder na história, não sabendo em quem confiar no filme.
Acredito também que Salt não será aquele filme que ficará exposto na gaveta de DVDs para ser assistido toda noite. Prova disso foi sua passagem no cinema, quase que despercebida. Não que seja completamente culpa do filme, uma parcela se deve aos outros filme, mais esperados, que estrearam junto. Enfim, Salt trabalha uma velha história, mas de forma, de certo modo, inédita. Bom para quem procura um bom filme de ação com um enredo bem construído.



Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário