31 de jul. de 2011

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2


   Finalmente o final. Soou estranho isso, vamos dar uma mudada. Depois de 7 filmes e milhões de dólares arrecadados, a franquia Potter chega ao fim. J.K. Rowling deu um tiro no escuro e se tornou por 2 ou 3 anos consecutivos a autora mais bem paga do mundo. No 4º filme, ela já tinha mais de US$ 1 bilhão na conta, ou seja, tá sossegada até o fim da vida. E claro que o final de uma franquia de tanto sucesso só poderia ser um estrondoso sucesso de bilheterias, arrebentando com os demais filmes, certo? Sim, em partes. Em sua 1ª semana Potter já tinha 480 milhões de arrecadação nas bilheterias. Entretanto isso não prova que o filme é bom [vide Avatar]. Sim caros amigos e amigas, tenho que dizer que fiquei decepcionado com o final. E são vários os pontos negativos.

   Antes de mais nada, a música tema não tocou na abertura. Isso é grave. A música só funciona com o título e vice-versa. Realmente parecia que algo não estava bom, e não estava mesmo. Ah sim, um aviso: Essa crítica tem spoilers, embora eu ache que isso não muda em nada, tem gente que não gosta e tals. Anyway, que quiser seguir, vam'bora. Quem quer ver o filme antes, vá com Deus.

   Agora sim vamos começar pra valer. O primeiro ponto já falei, que foi a quebra do par música + título. Vamos ao segundo ponto. A história tem muitos furos. Não li o livro e não pretendo ler nenhum por enquanto. Mas isso não justifica deixar a história com furos do tamanho de um boeing. Uma parte que fico meio que "diabos está acontecendo?" foi quando Potter coloca as lágrimas do Snape na Penseira e vê a vida dele. Do nada, no meio de uma discussão com Alvo [não sei escrever o sobrenome dele ._.], Snape conjura um patrono de uma corsa e Alvo pergunta "Liliam?". O que diabos está acontecendo? Snape é a Liliam? Ele a incorporou? Potter é filho do Snape? O que está acontecendo Brasil? Tá muito mal contada essa cena.

   O pior furo foi a morte do Potter [eu avisei que teria spoilers, agora já sabe o final]. Tá lá, Potter contra Valdemort e o carinha sem nariz lança um feitiço lá e bum, Potter morreu. Aí, DO NADA, a mãe do Draco chega perto do corpo e pergunta "Draco, está vivo?" E Potter mexe a cabeça em sinal de afirmação. Alguém pode realmente me explicar o que aconteceu? Sério, tô sem entender até agora...


   Apesar de ter um ponto que achei bom, esses furos acabam com a história e decepcionam grande parte dos espectadores.

   O ponto que achei bacana foi uma espécie de retrospectiva de todos os outros filmes. A várias inserções de objetos e personagens que passaram pelos outros filmes, como Gringots e o Beco Diagonal, Olivaras, a plataforma 9 3/4 e o chapéu seletor da pedra filosofal; a floresta proibida e o basilisco da Camara Secreta; os dementadores, lobisomens e a dedos de mel do prisoneiro de askaban, entre vários outros personagens, como os diabretes da cornuália, dragões e gigantes. Isso tudo deu um certo ar de familiaridade, como se nada tivesse mudado.

   Como disse, apesar disso os furos na história acabaram com o último filme da franquia Potter, dando um final decadente para uma sequencia tão boa como essa. Infelizmente eu esperava muito mais do filme. Isso me lembrou de uma regra minha que acabei esquecendo desta vez: "Não crie expectativas antes de ver um lançamento, você pode se decepcionar profundamente". E isso realmente acontece. Se você vai com expectativa para ver um filme e ele não é tudo aqui que você esperava, você tem sérios riscos de sair desapontado da sessão. Agora, se você for assistir um filme sem esperar nada dele, como fiz Capitão América, você tanto pode sair indiferente como pode sair amando o filme.

   Para terminar, para quem ainda for ver o filme, não espere muita coisa. Apesar de ser algo familiar, pode dar uma certa sensação de "ainda falta alguma coisa". Só uma dica: apesar dos furos e tals, não tente assistir o Harry Potter online ou baixar o filme. Acho que perde muito em qualidade e som. Não conseguiria ver online um filme com tantos efeitos como Harry Potter, mas ai vai de cada um...


4 estrelas


Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário