2 de fev. de 2010

Presságio - Números do fim dos tempos.


   Presságio é o típico filme destruidor do mundo, mas difere em criar um certo suspense em como isso acaba. O lance dos números, mostrando que tudo já está programado é bastante perturbador, te faz pensar se realmente tudo não está previamente feito. Assim, o filme é bom, simples, embora os efeitos (principalmente o avião caindo) sejam ótimos e possui uma história. Mesmo que no filme você saiba que vai acontecer algo onde 81 pessoas vão morrer, não estraga a trama, por que esse "algo" pode ser qualquer coisa, avião caindo, bomba, terremoto, naufrágio, ou seja, você não sabe o que vai realmente acontecer.
   Sinopse: 1959. Um grupo de alunos faz alguns desenhos sobre como imaginam que será o futuro. Eles serão guardados em uma cápsula do tempo, que apenas será aberta daqui a 50 anos. Um deles, feito por uma garota, traz uma série de números aleatórios, que ela alega terem sido ditos por alguém que não vê. Meio século depois a cápsula é aberta e este desenho chega às mãos de Caleb Koestler. O pai dele, o professor de astrofísica John Koestler, percebe que trata-se de uma mensagem codificada que prediz as datas e os números de mortos de cada uma das grandes tragédias ocorridas nos últimos 50 anos. John passa a investigar melhor o desenho e descobre que ele prevê mais três catástrofes ainda não ocorridas, a última delas de proporções globais. (fonte: Adoro Cinema)


   O curioso é como Cage pensa subitamente que os números são datas. Assim, parece que uma luz desceu do céu e pronto, ele já sabia como eram os números. Tudo bem, ele é astrofísico e tal mas mesmo assim, qualquer um levaria mais tempo para descobrir o significado. Whatever, ele descobriu e todos ficaram felizes, menos na parte de que os números acabaram. Aí surge a terrível dúvida: "se os números são datas de acidentes, com o nº de mortos e sua localização geográfica, o que acontece quando eles acabam?" Difícil saber né?
   Outra parte que não me agradou muito por ser muito, digamos, muito... sei lá, não tenho adjetivos para a cena final, onde naves buscam casais de crianças e levam para outro planeta enquanto a Terra vira um marshmallow cozinhando. Sério, não dá para dar adjetivos, só dá para apenas perguntar: "Deus, o que é isso?" É tão fora do resto do filme. Se ao menos tivessem algo no meio dele que mostrasse que aliens estavam por trás de tudo, ok, poderia deixar o final como está, mas nada mostra isso. Apenas tem aqueles caras de preto que sussurram para as crianças, mas nada mostra que eles são aliens. Mesmo assim, o filme é bom e vale a pena ser visto.

Trailer

Cena do acidente de avião


NOTA FINAL PARA PRESSÁGIO:

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário