12 de jul. de 2010

Eclipse


   Eclipse, assim como toda a saga Crepúsculo, se tornou um sucesso. O problema é que algumas vezes os "sucessos" do cinema são levados apenas pelo entusiasmo, ou seja, são apenas meros reflexos de modas que surgem. Se lembram quando Harry Potter começou a ser exibido? O que tinha de pessoas desenhando raios na testa, usando óculos redondos e capas era assustador.
   Mas aí o tempo passa, as pessoas vão se esquecendo e os "sucessos" têm que rebolar para permanecer chamativo. Eclipse é mais um dos filmes baseados na obra de Stephenie Meyer, embora este filme esteja um pouco melhor do que os anteriores.

Eclipse
The Twilight Saga - Eclipse
EUA, 2010 - 124 min
Ação, Aventura


Direção
David Slade

Roteiro
Stephenie Meyer e Melissa Rosenberg

Elenco
Kristen Stewart, Robert Pattinson

Taylor Lautner, Billy Burke, Peter
Facinelli, Xavier Samuel, Dakota
Fanning

   O filme começa com a mesma história de sempre, Jacob amando Bella, Bella amando Edward e Edward brigando com Jacob, nada novo. Mas esse filme tem algo que o outros dois não têm: dinamismo. Após passar os dois primeiros filmes no estilo "mel com açúcar", eclipse apresenta mais ação, mais rapidez e menos diálogos do tipo "eu te amo, mas não posso tirar sua alma" ou "eu gosto de você mas estou apaixonada pelo Edward".
   E parece que a produção quis mesmo quebrar alguns estereótipos que o início da "saga" trouxe, afinal em Eclipse, além da ação implementada, o Jacob fica mais tempo com camisa, nenhum vampiro brilha no sol e, finalmente, são mostrados vampiros de verdade, que atacam sem pensar, apenas para satisfazer sua fome. Já estava na hora de acabar com o conto de fadas.

   Desta vez Victoria surge com um exército de "recém-criados", que inicialmente atacam a cidade de Seattle para atrair a atenção dos Cullen. Falando neles, mais um vez eles se formam e Bella pretende se casar com Edward agora que está "livre". Jacob não desiste de Bella e acaba entrando em discussões com Edward, várias vezes.
   Após uma difícil luta contra os recém-criados, que acabou unindo temporariamente os lobos e os Cullen, os Volturi aparecem e Jane cobra a transformação de Bella. Mas a data já está marcada, 13 de agosto, dia do casamento de Edward e Bella.

   Apesar do contexto da história continuar a mesma, Eclipse ficou diferente dos demais. Não chega a ser um filme verdadeiramente bom e completo, mas deu um pouco mais de satisfação de vê-lo. O enredo é desenvolvido, envolvendo mais personagens, ao invés de ficar em apenas dois. Prova disso são os flashbacks que contam a origem de Rosalie e Jasper.

   Fiquei pensando depois do filme o porquê do sucesso de Crepúsculo. Será mesmo apenas uma moda ou o filme tem realmente credibilidade para causar tanto alvoroço? Tá, é uma moda, como foi Avatar e Harry Potter, mas o que chamou a atenção do público para a história criada por Meyer? Cheguei a conclusão de que Crepúsculo nada mais é do que a velha história de romance como Romeu e Julieta, o amor impossível instiga e atrai, principalmente o público feminino. Ao contrário de Bella ficar dividida entre a família dela e a de Edward como no romance citado acima, ela fica em uma situação parecida, porém mais complexa: decidir quem será seu "príncipe encantado", um lobisomem ou um vampiro, duas criaturas rivais por natureza.
   Bella é a personificação de todos os temores femininos, sempre buscando uma forma de se encaixar na sociedade. Sempre pensa como é vista, o que os outros acham dela e, acima de tudo, a indecisão entre qual é seu verdadeiro amor. Em Eclipse, quando achamos que ela finalmente escolheu dentre os dois, ela tem uma "recaída" e a dúvida volta a rondar o público. Quem será o escolhido?
   Eclipse não chega a ser um filme completo, ainda há partes que precisam passar por revisões, mas em comparação com os dois anteriores, este está melhor.


Imagens

Riley, criado por Victoria, fica no comando do exército dos recém-criadosPara variar, Bella não sabe com quem ficaOs Cullen fazem uma trégua com os lobos para conter o avanço de Victoria
Neste ano os Cullen terminam o colégio (de novo), assim como BellaMaria, a vampira que transformou JasperJacob quase morre durante a batalha
Edward fica fora da batalha para proteger Bella


Vídeos


Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário